SunPayus vai pro banco e r1nkle assume a AWP no CS2
25 Jun, 2026, 17:30
|Última atualização: 25 Jun, 2026, 17:30
Depois de uma campanha que muita gente considerou um sucesso no IEM Cologne Major 2026, a G2 de CS2 tomou uma decisão de peso: mandou o AWPer Álvaro "SunPayus" García para o banco de reservas para dar espaço a Artem "r1nkle" Moroz.
O ucraniano de 21 anos deu o que falar em 2025 jogando pela Ninjas in Pyjamas, mas acabou sendo movido para o banco pela equipe em abril de 2026.
Como o SunPayus foi parar no banco
SunPayus chegou na G2 junto com SAW e MATYS logo depois do Austin Major de 2025. O espanhol assumiu a AWP no lugar do hades, que estava quebrando um galho como substituto do m0NESY por um curto período durante o Major.
Esse novo elenco da G2 sob a liderança do huNter parecia uma baita evolução em relação ao antigo comando polonês. Em apenas dois meses, eles levantaram um troféu de tier 1 depois de baterem a Team Vitality. Só que a alegria durou pouco. Sem um jogador estrela para desequilibrar, esse título acabou sendo o ápice deles, e quando os adversários começaram a subir de nível, as peças da G2 simplesmente não conseguiram acompanhar o ritmo.
A G2 continuou sendo uma equipe perigosa durante o resto do ano e no começo de 2026, mas já estava claro que não iam beliscar outro título de tier 1 tão cedo. Nem mesmo a cartada desesperada de trocar o malbsMd pelo NertZ ajudou a melhorar os resultados nos torneios.
O momento de maior destaque da equipe rolou no Cologne Major de 2026, quando eles atropelaram a NAVI para garantir vaga nos Playoffs, mas acabaram caindo para a Team Spirit no último mapa da prorrogação, fechando o torneio entre o 5º e 8º lugar.
O próprio SunPayus vinha sofrendo com a falta de consistência. Em um campeonato, ele carregava o time nas costas e ganhava mapas sozinho; em outros, mal conseguia aparecer no jogo. Mesmo nas competições em que ele conseguia ter um impacto constante nas rodadas, acabava ficando na sombra dos adversários da mesma posição.
Mas será que o r1nkle dá conta do recado?
No papel, o r1nkle não parece um grande salto de qualidade. Com uma bagagem construída na maior parte em times de tier 2, fica difícil defender a entrada dele no lugar do SunPayus, que tem muito mais rodagem em competições de elite. Isso sem falar que o próprio r1nkle também esbarra no problema de consistência. Para se ter uma ideia, ele foi para o banco da NIP para dar lugar ao Stavn, um cara que nunca tinha jogado de AWPer profissionalmente.
Mas a verdade é que o potencial máximo do r1nkle é bem maior que o do SunPayus. Apostar as fichas em um talento mais jovem pode ser exatamente o que a equipe precisa para render frutos, principalmente porque o atual elenco parecia ter estagnado e não saía do lugar.
Vale lembrar que a G2 é uma equipe que joga muito em cima dos fundamentos. Então, se o AWPer deles encaixar os tiros que importam, os caras devem continuar beliscando o top 6 ou top 8 nos torneios sem passar muito sufoco. Só que, se essa aposta no r1nkle realmente der certo, esse não vai ser o limite deles.
Não esqueça de seguir a Strafe Esports para ficar por dentro das últimas notícias dos seus esports favoritos e de conferir nossa conta no X para a melhor cobertura do cenário.
Fique ligado também no canal da Strafe no YouTube para entrevistas exclusivas, coletivas de imprensa e muito mais.
Créditos da Imagem de Destaque: Stephanie Lindgren // BLAST Open London
Leia Mais:
G2 Esports e One Piece se juntam para lançar coleção limitada
Cache de volta e Overpass de fora na 5ª Temporada do CS2 Premier
Grande final do IEM Cologne Major 2026 quebra recorde de audiência do Counter-Strike
História feita em Colônia: Team Falcons levanta a taça de campeã do Major

